sábado, 6 de outubro de 2012

Como funciona um Aquecedor Solar de Água




 A principal fonte de energia limpa e renovável que não polui é a energia solar, pois não destrói e nunca se esgota. Para aquecer a água é  necessário um sistema composto de boilers e placas de captação da luz solar.

Para entender o funcionamento de um aquecedor solar é muito simples. O princípio de funcionalidade é o mesmo   quando se deixa um carro fechado sob a ação do sol. A ação dos raios do sol se faz cada vez mais presente à medida que a pintura de carro se aproxima da predominância da cor preta, ocorrendo o mesmo com o seu interior. Por isso que as placas são todas nas cores escuras.

O sistema principal de Aquecimento de água por Energia solar é composto principalmente de PLACAS que coletam os raios solares  e BOILER que funcionam como reservatório térmico, esse conjunto é instalado nas residências para o aquecimento da água e assim proporcionam uma grande economia na conta de luz. Simplificando, as placas (coletores solar) captam a energia solar e aquecem a água enquanto o boiler (reservatório térmico) armazena a água aquecida conservando sua temperatura até o momento do consumo.

BOILERS (reservatório térmico) são cilindros de cobre, polipropileno ou inox, isolados termicamente com poliuretano expandido sem CFC, que não agride a camada de ozônio. Dessa maneira a água é conservada e aquecida para consumo. A caixa de água fria alimenta o reservatório térmico do aquecedor solar, mantendo-o sempre cheio. O reservatório térmico é como uma caixa d’água especial que cuida de manter quente a água armazenada no aquecedor solar. Esses cilindros são feitos de cobre, inox, ou polipropileno e depois recebem um isolante térmico. 

No dimensionamento do aquecedor solar é preciso saber quantas pessoas vão usar o sistema diariamente, a duração média e a quantidade de banhos diários, quantos serão os pontos de uso de água quente, ou a dimensão da piscina, e assim por diante.

Quando os raios solares atravessam o vidro da tampa da PLACA (coletor solar), eles esquentam as aletas que são feitas de cobre ou alumínio de primeira qualidade e pintadas com uma tinta especial e escura que ajuda na absorção máxima da radiação solar. O calor passa então das aletas para os tubos (serpentina) que geralmente são de cobre. Daí a água que está dentro da serpentina esquenta e vai direto para o reservatório do aquecedor solar.

A partir daí a água já estará quente para o banho. E em caso de superaquecimento existe um suspiro o qual ira aliviar o boiler. Logo o fator principal e primordial para todo esse sistema dar certo é o SOL o qual produz uma energia solar, natural e limpa que oferece conforto, economia e preserva outros recursos naturais. Pense nisso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário