quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Obra Limpa




O entulho da construção civil – resíduos formados por argamassa, areia, cerâmicas, concretos, madeira, metais, papéis, plásticos, pedras, tijolos, tintas etc – tornou-se um problema nas grandes, médias e até nas pequenas cidades brasileiras.
A quantidade de resíduos sólidos gerada nas cidades brasileiras é expressiva e pode servir como um indicador do desperdício de materiais. Segundo a resolução 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), as prefeituras não podem receber os entulhos de construção e demolição no aterro sanitário. Cada cidade deve ter um plano integrado de administração de resíduos da construção civil.
A ausência de melhor planejamento e a falta de treinamento das equipes de construção é agravante para a geração de entulhos. O ambiente desorganizado e sujo é prejudicial. Pois:
*Não se acha o material que mais precisa na hora certa;
*Desperdiça material e tempo pela falta de organização;
*Você pode se expor a riscos de acidentes pessoais;
*Expõe o local a riscos de impactos ambientais

O melhor destino do entulho da obra deve ser uma usina de reciclagem ou então beneficiado no próprio canteiro pode ser reutilizado como base de pavimentação e ainda na fabricação de artefatos de cimento, argamassa, contrapiso e concreto.

Mas para podermos reciclar, precisamos realizar um processo de separação dos diferentes tipos de resíduos recicláveis, isto é, praticar a coleta seletiva de lixo. Para realizar a coleta seletiva é necessário depositar os diferentes tipos de resíduos recicláveis em coletores coloridos ou identificados.

Determinados tipos de resíduos ainda não podem ser reciclados e devem ser depositados nos coletores cinza ou identificados como “não reciclável”. Exemplo disso é: restos de alimentos, cigarro, fita adesiva e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário