quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Impactos Ambientais em uma Obra



Toda a intervenção feita pelo homem pode causar impactos ao meio ambiente assim como no meio social e econômico, sendo influenciada pelo porte, uso e funcionalidade da obra em questão, podendo variar de uma pequena a grande significância de impacto, como barragens, aterros, grandes terraplenagens, entre outros.

Algumas obras podem causar impactos que influenciam o ecossistema podendo alterá-lo drasticamente ou até provocar sua extinção, por meio de inundação de grandes áreas, corte de vegetações, impermeabilização do solo e a sua fase de construção que acaba gerando ruídos, resíduos, etc. Os impactos, além de ambientais, também influenciam o meio social, econômico e visual. Como pode valorizar uma área, pode também desvalorizar, mediante poluição visual, sonora, sombreamento de área que necessita de insolação, empecilho para a ventilação, entre outros.

Na construção civil há leis e diretrizes que regem e controlam os impactos gerados por meio de estudos de impacto de vizinhança e ambiental. Existem aspectos a serem levados em consideração em qualquer intervenção na área urbana, exemplo disso é o plano diretor, que é laborado visando o crescimento de cada município, de acordo com suas especificidades e potenciais.

É possível afirmar que, ao se referir aos impactos ambientais, revelam-se dados e informações que geralmente passam despercebidos aos olhos do público em geral. Qualquer obra de construção civil causa impacto ambiental, por mais simples que seja. Este impacto não é apenas físico, e pode afetar de algum modo à vida de quem reside nas proximidades do local de implantação do empreendimento.

Apesar desta constatação, é possível perceber que existem soluções técnicas adequadas para minimizar os impactos que uma obra de engenharia causa. Exemplos como a simples organização de um canteiro de obras, o não desperdício de materiais, e a qualificação da mão de obra já refletem estes procedimentos. Tecnologias inovadoras desenvolvidas também podem auxiliar na atenuação destes impactos, tais como a utilização de materiais originados do reaproveitamento de resíduos da construção, materiais certificados e ecologicamente corretos.

No que se refere à legislação ambiental, esta tem como objetivo principal proteger o meio ambiente e os cidadãos de todo e qualquer impacto, e embora existente, muitas vezes ela não é respeitada por diferentes motivos, deixando de cumprir a sua função, e colocando a sociedade e o patrimônio natural a mercê da ganância econômica

Nenhum comentário:

Postar um comentário